QUEM SOMOS
Somos uma Associação de Pais e Portadores das Síndromes Deficitárias Neurológicas-APOSDEN, Instituição sem fins lucrativos, que nasceu a partir da dor transformada no amor ao próximo, do casal Antonio Odorico dos Santos Neto e Claudia Alvarindo Brito dos Santos que tiveram 3 filhos normais e com a idade de 4 anos e meio desenvolveram uma doença rara e degenerativa a “Síndrome de SAN FILLIPO Mucopolissacaridose”. Uma doença que perde os movimentos, fala a deglutição e vem a óbito. Hoje os filhos do casal são falecidos e toda dedicação da vida deles é para o Núcleo Cuidar.
A idealização e sonhos do casal em dividir suas experiências tornou - se realidade com a participação de outras famílias que acreditavam nas capacidades de seu filhos com síndromes neurológicas para fortalecer este projeto de amor e solidariedade ao próximo.
Sabemos que nossos filhos são invisíveis social, por isso criamos o Núcleo Cuidar com o objetivo de estabelecer parcerias e realizar ações para adquirir recursos junto à comunidade, empresas, órgãos competentes, visando o beneficio-as pessoas com síndromes neurológicas. Procuramos minimizar as dificuldades, o sofrimento e a invisibilidade social, acreditamos que a inclusão somente acontecerá de fato quando aceitarmos as diferenças inerentes ao seres humanos de forma igualitária.
Trabalhamos com profissionais voluntários, familiares, amigos, profissionais da secretaria de Educação e saúde de Itabuna, clubes de serviços, estagiários e parceiros que acreditam no nosso projeto.
O Núcleo Cuidar é composta de uma Diretoria Executiva como Presidente - Claudia Alvarindo brito dos Santos Vice-presidente – Antônio Odorico dos Santos Neto Tesoureira- Nivalda Gonzaga Castro, Primeira secretaria - Luciara Freitas Dultra, Segunda Secretaria - Albertina Almeida de Melo, Conselheiras Fiscais - Jossiara Alves, Laueni Barbosa e Vanubia Profeta.
Hoje são 220 famílias atendidas pelo Núcleo Cuidar e milhares de pessoas impactadas direta ou indiretamente pelas nossas ações, oferecendo oportunidades e estimulando o desenvolvimento e a visibilidade das pessoas com síndromes neurológicas.
O Núcleo Cuidar há 16 anos mostra pra sociedade as potencialidades das pessoas com síndromes neurológicas, transformando as vidas e gerando impacto positivo na sociedade, temos pacientes de 1 a 87 anos com: Paralisia cerebral Arnold Chiari, Lennox Gastaut, Hidrocefalia, Microcefalia, Sequela de meningite, síndrome de rett, sequela de AVC, e outros.
Oferecemos aos pacientes e seus familiares acolhimento, atendimento de psicologia, fisioterapia, médico, pedagógico, psicopedagogia, atividades culturais como: quadrilha junina de cadeirantes, festas nas datas comemorativas, aula de música, passeio a praia, shopping, fazenda, parques, teatro, cinema e outros. Distribuição de cestas básicas, roupas e moveis usados, alimentos do PAA, cursos de: artesanato, reaproveitamento de alimentos, pintura, biscuit, confeitaria, doces, ovos de Páscoa mobilização para autonomia e acesso a assistência social,